domingo, 16 de janeiro de 2011

Berinjela Parmigiana

Recebi a missão de preparar um jantar de aniversário para minha irmã! Peguei meus livros e comecei a olhar as receitas para tentar criar um menu bem legal, entrada, prato principal e sobremesa, tudo harmonizado com bons vinhos.

Encontrei uma possibilidade para servir de entrada no livro da Itália, coleção Cozinhas do Mundo, da editora Abril. Vi a receita de manhã e tentei fazer em casa a noite, como fiz sem consultar, a receita não ficou totalmente igual.



1 ou 2 berinjelas;
1 ou 2 tomates;
100g de mozzarella de búfala;
30g de parmesão ralado;
Molho de tomate;
Manjericão, sal e pimenta a gosto.

Corte a berinjela em rodelas de aproximadamente 1/2cm, salpique sal e reserve. Corte os tomates com a mesma espessura. É importante que o tomate e a berinjela tenham aproximadamente o mesmo diâmetro. Após uns 10 min, lave a berinjela e escorra. Leve a berinjela ao fogo, em uma frigideira anti-aderente sem óleo. Deixe dourar dos dois lados.

Coloque uma rodela de berinjela, uma de tomate e um pouco de mozzarella. Alterne com folhas de manjericão e um pouco de molho de tomate. Faça umas 3 camadas. Ao montar, inicie com as rodelas de maior diâmetro. Faça 3 camadas, terminando com a mozzarella e depois um pouco de molho de tomate. jogue um pouco de queijo parmesão e leve ao forno (20min @ 180ºC). Cuidado para não colocar muito molho ou mozzarella para não espalhar tudo no forno. Retire do forno e sirva coberto com molho de tomate e manjericão.

Esta é uma receita de entrada, mas acompanha muito bem uma carne.